A Prece de Sri Muruganar Musicada

A relação do Sri Ramana Sannidhi Murai com o Tiruvachakam e o Thevaram.

 

Sri Ramana Sannidhi Murai (Homenagem à Presença de Sri Ramana), com um total de 1852 versos em tâmil de várias métricas, foi composto pelo grande poeta-devoto Muruganar em louvor de seu Sadguru Bhagavan Ramana, e foi publicado pela primeira vez em 1933. Um dos versos, Desika Pathikan (Dezena de Ramana, o Mestre) – título nº 20 – foi composto pelo poeta quando ele estava a caminho do Ashram para o seu primeiro darshan do Mestre. Era uma oferenda do poeta ao Guru. A inspiração veio de uma canção sobre o Senhor Shiva composta pelo grande santo e cantor tâmil Sundarar (Sundaramurthy Nayanar), da era medieval. Posteriormente, agraciado por Sri Bhagavan, Sri Muruganar compôs o restante dos versos. Embora em larga medida eles sigam o modelo do Tiruvachakam de Manikkavachakar, eles têm uma originalidade luminosa, e o poeta incorporou em sua obra suas inovações e também variações dos estilos e das imagens do modelo.

 

Essa configuração foi aclamada pelos devotos porque Bhagavan era considerado o próprio Senhor Shiva, enquanto Sri Muruganar era comparado a Manikkavachakar.

 

Sri Ramana Sannidhi Murai se baseia bastante no Tiruvachakam. Ele também usou o estilo e o formato do Thevaram – hinos esplêndidos sobre o Senhor Shiva escritos por Jnanasambandar, Appar e Sundarar – e, em um grau menor, as composições de santos-cantores mais recentes como Arunagirinathar, Thayumanavar e até mesmo o estilo e o formato clássico do vaishnava Divya Prabandham. Isso foi apropriado pois, ao fazer isso, Muruganar honrou séculos de cânticos de santos tâmeis enquanto prestava homenagem àquele (Bhagavan) que Carl Jung, um dos maiores intelectuais ocidentais do século XX, considerava “o cântico dos milênios”.

 

O áudio disponível abaixo do Sri Ramana Sannidhi Murai está acompanhado de alguns trechos do Tiruvachakam, cantados por Sri Sadgurunatha – odhuvar (recitador) do Templo Sri Kapaleeswarar, em Mylapore, Chennai – alguns trechos do Thevaram, cantados por Sri Dharmapuram Swaminathan e mais alguns outros, enquanto o Sri Ramana Sannidhi Murai foi cantado pelos artistas-devotos do RMCL (Ramana Maharshi Centre for Learning), de Bangalore.

Sri Ramanasramam
Tiruvannamalai, Tamil Nadu 606 603
Índia

Telefone Geral: +91 4175 • 237200, 4175 • 237400, 4175 • 236624


Acomodações: +91 4175 • 236624

Copyright © 2020 por Sri Ramanasramam. Desenvolvido em português por SatsangEditora.