O que é Satsang

O Ramana-Satsang tem o objetivo de unir buscadores e devotos de Sri Ramana Maharshi no mundo inteiro por vários meios, tais como: satsangs locais, voluntariado para ajudar nas atividades do Sri Ramanasramam, grupos locais de satsang, ou instituições filantrópicas relacionadas. O “Satsang” é para aqueles que praticam o ensinamento ou desejam aprender o ensinamento de Sri Ramana Maharshi. Aqueles que compartilham a visão do Mestre de uma “fraternidade baseada num senso de igualdade” encontram alegria e apoio na companhia de outros que também compartilham Sua visão. Os versos citados na Sri Ramana Gita mostram que participar de um “círculo” ou de um grupo de “Satsang” é condizente com os ensinamentos do Mestre.

 

O satsang permite que devotos que pensam de maneira parecida, e que vivem próximos uns dos outros, se encontrem, reflitam e pratiquem os ensinamentos de Bhagavan, além de participar de eventos locais para celebrar o Jayanti/Aradhana de Sri Bhagavan, entre outros eventos especiais.

Sri Ramana Gita – Capítulo Dez

 

O décimo capítulo da Sri Ramana Gita contém a conversa entre Yati Yoganathan e Ramana Maharshi sobre uma sociedade feliz.

 

Yoganathan: “Ó, Grande Sábio, qual é a relação entre uma sociedade e seus integrantes? Senhor, por favor, explique isso para o bem da sociedade.”

 

Bhagavan: “Ó, melhor dos sadhus, em uma sociedade cujos integrantes seguem diferentes modos de vida, a sociedade é como o corpo e os integrantes são como seus membros. Ó, asceta, um integrante prospera trabalhando pela sociedade assim como um membro serve ao corpo. Por meio da mente, da fala e do corpo, a pessoa deve sempre se comportar de maneira a servir aos interesses da sociedade e deve sempre estimular seu círculo a fazer o mesmo. Ela deve fortalecer seu círculo para servir aos interesses da sociedade e depois fazê-lo prosperar, para que a própria sociedade prospere.”

 

Yoganathan: “Entre os sábios, alguns exaltam a paz, outros o poder. Qual deles, ó, Senhor, é o melhor meio para promover o bem-estar da sociedade?”

 

Bhagavan: "A paz [shanti] é para a purificação da mente. O poder [shakti: o aspecto dinâmico do Ser] é para o crescimento da comunidade. Tendo estabelecido a comunidade com poder, deve-se estabelecer a paz suprema."

 

Yoganathan: “Ó, Grande Sábio, qual é o objetivo supremo na Terra a ser alcançado pela sociedade humana como um todo?”

 

Bhagavan: “A fraternidade baseada num senso de igualdade é o objetivo supremo a ser alcançado pela sociedade humana como um todo. Por meio da fraternidade, a paz suprema prevalecerá entre a humanidade, e assim este planeta inteiro florescerá como um único lar.”

A conversa acima entre Yoganathan, o asceta, e o amável Maharshi aconteceu em 15 de agosto de 1917.