top of page

Atividades

Programa Diário

 

6h45 - Oferenda de leite/café da manhã.

8h - Vedaparayana.

10h - Puja da manhã.

11h30 - Almoço.

16h - Chá.

16h - Leitura em grupo (tâmil).

16h30 - Leitura em grupo (inglês).

17h - Vedaparayana.

18h15 - Puja da noite.

18h30 - Parayana Tâmil.

19h30 - Jantar.

21h - Fechamento do Salão do Samadhi.

 

Eventos Especiais

 

Jayanti de Bhagavan (dezembro/janeiro): O aniversário de Maharshi, celebrado com uma grande reunião familiar de devotos, com elaborados pujas (adorações) e um biksha especial (oferecimento de refeição para todos), tudo em homenagem a Bhagavan, assim como acontecia durante sua vida.

 

Pongal (13 a 15 de janeiro): Festival da colheita seguido pelo Mattu Pongal, o festival das vacas.

 

Sri Vidya Havan (janeiro/fevereiro): Um homa (ritual com fogo) que dura o dia inteiro para consagrar novamente o Meru-Chakra do Templo da Mãe.

 

Mahasivaratri (fevereiro/março): Nessa “Noite de Shiva”, o Senhor Shiva se manifestou como Arunachala na Terra para o bem da humanidade. É celebrado por uma vigília que dura a noite toda, pujas, recitação de mantras e circumambulação da Montanha.

 

Aradhana de Bhagavan (abril/maio): O aniversário do Mahanirvana de Sri Bhagavan com abhishekam e puja (rituais de adoração) especiais.

 

Mahapuja (maio/junho): Observância do Mahasamadhi da mãe de Bhagavan.

 

Advento (1º de setembro): Celebração anual da chegada de Sri Bhagavan a Arunachala em 1º de setembro de 1896.

 

Navaratri (outubro): Festival de nove dias em adoração à Mãe Divina. A divindade é belamente redecorada a cada dia para destacar um aspecto da Mãe Divina, culminando com uma procissão ao redor do Ashram no décimo dia (Vijayadasami), marcando a vitória da luz sobre a escuridão.

 

Kartikai Deepam (novembro/dezembro): Esse festival espetacular de dez dias, testemunhado por centenas de milhares de pessoas, é a glória de Arunachala. As carruagens gigantes do Templo Arunachaleswara fazem uma procissão pelas ruas da cidade. Ao pôr do sol no último dia, acende-se um fogo no topo de Arunachala, que fica visível a quilômetros de distância e queima por sete dias ou mais.

 

Sri Chakra Puja: Esse poderoso puja a Devi é realizado no Templo da Mãe, das 18h às 20h30, todas as sextas-feiras à noite, nos dias de Lua cheia e no primeiro dia de cada mês, de acordo com o calendário tâmil.

bottom of page