Akshara Mana Malai em Nove Ragas Diferentes

Manavasi Ramaswami Iyer descobriu os poderes de cura de Sri Ramana Maharshi na época em que Bhagavan ainda vivia na Caverna Virupaksha, e assim ele compôs a música Saranagati. Essa poderosa música invoca a Graça do Mestre e é entoada em muitos Ramana-Satsangs. Sua filha, Smt. Ramani Ammal, era uma musicista talentosa e dava aulas de música para muitas mulheres ricas de Ramananagar.

 

Smt. Ramani Ammal musicou os cento e oito versos do Akshara Mana Malai em nove ragas diferentes. Cada conjunto de doze versos é cantado em um raga especial. Durante o festival anual Sharad Navaratri, o Akshara Mana Malai – o precioso hino de louvor ao Senhor Arunachala composto por Sri Ramana Maharshi – é cantado em nove ragas melodiosos diante da Mãe Divina. (Nota: raga é um tipo de melodia tradicional na música hindu composto de um tema que expressa um aspecto do sentimento religioso, e que estabelece um sistema de tons em que as variações são improvisadas dentro de uma estrutura determinada de progressões típicas, fórmulas melódicas e padrões rítmicos.)

 

Smt. Sushila Ramanan, esposa do presidente do Ashram, aprendeu a cantar o Akshara Mana Malai em nove ragas com Smt. Ramani Ammal. É um prazer apresentar o Akshara Mana Malai cantado por Sushila Ramanan e J. Jayaraman em nove ragas.