Geeta Saara Taalattu

“GEETA SAARA TAALATTU”

(A Canção de Ninar da Essência da Bhagavad Gita)

 

 

Quando o Senhor Krishna começou seu upadesa (instrução espiritual) sobre o Jnana Supremo, Arjuna estava desorientado. A Canção de Ninar da Essência da Gita, composta em tâmil pelo Santo Tiru Vengada Nathar para alegrar sua filha, contém precisamente a essência desse Jnana Yoga. Ela é contada em parelhas concisas e encantadoras, na forma de um diálogo claro e ativo entre Sri Krishna e Arjuna. A tradução para o inglês mantém a métrica das parelhas originais do tâmil para facilitar a recitação idêntica.

 

Aparentemente, a filha de Tiru Vengada Nathar ficou viúva logo após o casamento e voltou para a casa de seu pai. Sua vizinha e amiga também tinha se casado na mesma época e tinha acabado de ter um bebê. As melodias das canções de ninar chegavam da casa vizinha e faziam a jovem viúva se desesperar por não ter um filho.

 

Um dia, seu bondoso pai voltou para casa mais cedo do que o habitual e a viu com lágrimas escorrendo pelo rosto. Ele a consolou dizendo que ela não precisava sofrer por algo que não era importante e lhe deu um ídolo do bebê Krishna, assim ela poderia colocá-lo num balanço e cantar músicas de ninar para ele. Ele compôs para ela a Geeta Saara, um Jnana Upadesa, como uma canção de ninar de 104 parelhas. A jovem “mãe” costumava ninar o “bebê” com tanta ternura e devoção, entoando a canção de ninar, que o ídolo ganhou vida, e Sri Krishna saltitou pelos cantos para a grande alegria da mãe e de todos ao seu redor!

 

Essa canção de ninar, Geeta Saara, costumava ser mencionada por Bhagavan Sri Ramana Maharshi, assim como outras obras do Advaita em tâmil, como o Kaivalya Navaneeta, o Sasivarna Bodham, o Yoga Vasistha, entre outras. Além disso, essa foi a única obra que Bhagavan ensinou como Guru para um grupo de jovens sadhakas (buscadores espirituais) em uma sala de aula. Isso aconteceu no primórdio, antes de 1920 – quando Bhagavan estava no Skandashram. Durante um pradakshina na Montanha Sagrada, Bhagavan parou um pouco em Esanya Mutt (monastério), no lado nordeste da Montanha. O mathadhipati (chefe do monastério) ficou sorridente ao ver o jovem e amado Maharshi, e O informou de que estava no meio de uma aula para jovens sadhakas, e que seria uma grande honra se Maharshi assumisse a instrução a partir daquele momento.

 

Bhagavan não teve muita escolha. Ele entrou na sala de aula e aceitou o assento elevado oferecido pelo próprio mathadhipati. Ao descobrir que a aula era sobre a Canção de Ninar, Geeta Saara, Bhagavan prosseguiu. Só podemos imaginar a grande sorte daqueles jovens sadhakas, o esplendor do Guru (que se recusava a se considerar uma encarnação especial) e a grandiosidade do seu upadesa naquele dia; o upadesa que, no entanto, ele deu em uma encarnação anterior!

Sri Ramanasramam
Tiruvannamalai, Tamil Nadu 606 603
Índia

Telefone Geral: +91 4175 • 237200, 4175 • 237400, 4175 • 236624


Acomodações: +91 4175 • 236624

Copyright © 2020 por Sri Ramanasramam. Desenvolvido em português por SatsangEditora.