Mattu Pongal

Om Namo Bhagavate Sri Ramanaya

Mattu Pongal

 

Em Tamil Nadu, o Mattu Pongal é comemorado no dia após o Pongal. No dia do Mattu Pongal, o louvor reverencial é oferecido ao animal de carga, respeitando o ensinamento dos textos sagrados hindus de que o Ser Supremo vive nos Corações de todos os seres vivos.

 

O homem moderno pode questionar a verdade de tais ensinamentos, como fez Hiryankashipu na antiguidade, mas na presença enaltecedora de Sri Ramana Maharshi, até as criaturas inferiores sentiam seu valor próprio e erguiam a cabeça por ser um representante do Ser Supremo, abençoada com aquele nome e forma. Um exemplo é a vaca Lakshmi, que tinha uma grandiosidade e uma sagacidade que envergonhavam seres humanos ignorantes.

 

O seguinte trecho é do livro The Cow, Lakshmi, de Sri Devaraja Mudaliar:

 

“Em 17 de junho de 1948, Lakshmi adoeceu, e na manhã do dia 18 parecia que seu fim estava próximo. Às 10 horas da manhã, Sri Bhagavan foi até ela. Ele a acariciou e disse, ‘Amma, quer que eu fique do seu lado agora?’ Ele a olhou nos olhos e colocou a mão em sua cabeça, como se estivesse dando diksha (iniciação). Encostando a bochecha no rosto dela, Ele colocou a mão em seu coração e fez carinho. Quando ele se convenceu de que o Coração dela estava puro, livre de todos os vasanas (tendências da mente) que provocam o renascimento e focado apenas n’Ele (Bhagavan), Ele a deixou e voltou para o salão.”

 

Os discípulos mais próximos de Sri Bhagavan não têm qualquer dúvida de que ele deu Moksha, Libertação, para o animal, assim como tinha feito com sua própria mãe.

Galeria de Fotos do Mattu Pongal

Vídeo do Mattu Pongal

Sri Ramanasramam
Tiruvannamalai, Tamil Nadu 606 603
Índia

Telefone Geral: +91 4175 • 237200, 4175 • 237400, 4175 • 236624


Acomodações: +91 4175 • 236624

Copyright © 2020 por Sri Ramanasramam. Desenvolvido em português por SatsangEditora.