Tiruvachakam

Bhagavan Ramana e o Tiruvaachakam (tâmil).

 

Em diversas ocasiões, Bhagavan Sri Ramana Maharshi falou detalhadamente sobre o Tiruvachakam e seu autor – o Santo Manikkavachakar. Ele estimulava a recitação do Tiruvachakam como parte do sadhana para aqueles que se interessassem. Manikkavachakar e o Tiruvachakam representam o caminho do sanmaargam – a Unidade com o Senhor em Saiva Siddhanta – assim como o Mestre-Discípulo, o Pai-Filho e a Atitude de Amizade para com o Senhor.

“[...] Bhagavan sentou-se ao lado do corpo da Mãe (Alagammal). Brahmachari Arunachalaswami e eu estávamos perto de Bhagavan. Bhagavan queria que lêssemos o Tiruvaachakam. Bhagavan leu algumas partes, e nós lemos as outras. Bhagavan nos corrigia sempre que cometíamos erros. Assim, terminamos todo o Tiruvaachakam às 4h da madrugada.” – Reminiscences of Kunju Swami (sua descrição do Mahasamadhi da Mãe de Bhagavan na noite de 19 de maio de 1922).

 

“[...] Bhagavan me disse que aquele pranto era bom, citando o Tiruvachakam:Azhudaal Unnai Peralaame’ [ao chorar por Você (Deus), é possível alcançá-Lo]. Bhagavan citou essa frase do Tiruvachakam ao fazer um comentário sobre a Sra. Eleanor Pauline Noye, uma devota americana que costumava chorar na Presença de Bhagavan.” – My Recollections of Bhagavan Sri Ramana, de Devaraja Mudaliar.

Recentemente, Sri Siva Daamodaram, de Tiru Kazhu Kundram, começou a conduzir o muttrodal (canto completo) do Tiruvachakam em vários Shiva Kshetras (Templos) de Tamil Nadu, atraindo milhares de devotos para cada sessão. Ele colocou as canções do Tiruvachakam em várias métricas musicais e em diferentes ragas clássicos, atribuindo a elas um estilo musical simples e popular que envolve os participantes e a plateia, que incluem tanto panditas eruditos quanto cidadãos simples, cativando-os por cerca de doze horas seguidas.

 

Os arquivos disponíveis abaixo têm uma duração total de três horas e são de uma das sessões conduzidas por Sri Siva Daamodaram, em Kanchipuram, no Templo Sri Ekaambareswar, realizada em 29 de setembro de 2012, contando com a presença de mais de dez mil devotos.

Sri Ramanasramam
Tiruvannamalai, Tamil Nadu 606 603
Índia

Telefone Geral: +91 4175 • 237200, 4175 • 237400, 4175 • 236624


Acomodações: +91 4175 • 236624

Copyright © 2020 por Sri Ramanasramam. Desenvolvido em português por SatsangEditora.